segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Frustação

  Vocês já notaram como é frustante ler um livro perfeito e depois ver um filme adaptado deste livro que é... Ruim. Para não dizer horrível. Eu imagino o personagem principal totalmente diferente do ator, só para começar. Alguns livros passam a maioria da história como pensamento, a ação é bem importante, assim como a fala, mas o foco mesmo é no pensamento. Então no filme a história toda fica confusa e é bem difícil de entender. Além dos terríveis cortes, cortes em cenas e partes importantíssimas da história. E adição de partes não existentes na obra original, também. Poderiam pegar esse tempo para não cortar algumas coisas, não?
  Então fica a dúvida, ver o filme primeiro ou ler o livro antes de ver o filme?
  Vejamos, se vermos o filme primeiro, óbviamente saberemos a história, mesmo alterada e parcialmente obstruída, saberemos. O que, convenhamos, tiraria um pouco da graça de ler o livro, afinal, já se sabe como vai acabar. A curiosidade para saber o que vai acontecer é bem importante para me ajudar a ler um livro, ao menos.
  Lendo o livro primeiro, já se sabe a história também, mas o filme é emocionante não apenas pela história em si, mas pela ação dos personagens, a visualização real dos cenários e objetos... Então, ainda teria graça. Porém, ficaria aquela sensação de "Onde está aquela parte? Ela era importante!" e "O quê? Isso acontece mesmo? Eu não li no livro!". O que é bem incômodo, afinal. Além do que, a maioria das coisas que imaginamos são mais... Legais. Afinal nós imaginamos como queremos, e mesmo sem querer, enquanto lemos, temos sim uma imagem na nossa cabeça. Eu tenho pelo menos. Então fica aquela sensação de que está pior... Mas fazer o que?
  Não sei qual dos dois prefiro, mas geralmente eu leio o livro antes do filme. E depois critico o filme que só... hehe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário